Patrono - Antonio Devisate
 
Antonio Devisate
Antonio Devisate nasceu a 20 de novembro de 1893, em São Paulo. Filho do Sr. Leonel Devisate e D. Maria Raphaela Ventemiglia Devisate. Estudou na Escola de Farmácia de Pindamonhangaba, concluindo o curso em 1917.
 
Fundou e fez parte da primeira diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em 1928. Como industrial, dirigiu a Cia. de Calçados Devisate e a firma Calçados Rocha. Fez parte da Cia. Bandeirante de Seguros. Por mais de dez anos, foi presidente do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP e FIESP, respectivamente.
 
Ao término do seu mandato, foi eleito Presidente de Honra dessas entidades. Fundador e presidente, por mais de 15 anos, do Sindicato das Indústrias de Calçados do Estado de São Paulo e um dos fundadores do Sindicato das Indústrias do Solado e Palmilhado do Estado de São Paulo, do qual foi Delegado junto ao Conselho de Representantes da Federação das Indústrias.
 
Foi diretor, várias vezes, da Confederação Nacional da Indústria; fundador do SESI e SENAI ao lado de Roberto Simonsen, Morvan Dias de Figueiredo e Armando de Arruda Pereira; membro do Conselho Nacional do SESI.
 
À frente do SESI e do SENAI, fundou escolas profissionalizantes, cursos de alfabetização de adultos, cursos de relações humanas no trabalho, de legislação trabalhista, de arte culinária, corte e costura, puericultura para as operárias e esposas dos industriários.
 
Fundou na Capital e no interior do estado vários postos de abastecimentos e cozinhas industriais e regionais; promoveu, no setor de recreação, centros esportivos no SESI, ao lado de outras iniciativas, como Teatro de Amadores, Rádio-Teatro etc.
 
Foi Membro do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda; fundador e, durante anos, presidente do fórum "Roberto Simonsen", hoje Instituto Roberto Simonsen.
 
Participou de inúmeras conferências nacionais da indústria e das classes produtoras brasileiras; integrou a delegação Brasil à Conferência Internacional do trabalho (Genebra), como representante dos Empregadores, divulgando nesses conclaves, entre os participantes de outros países, conhecimento sobre a Legislação Trabalhista Brasileira, o Sistema de Previdência Social de nosso país.
 
Foi eleito primeiro presidente para a América Latina do Centro de Ação Latina, posto que exerceu até ficar enfermo.
 
Num dos últimos encontros dos industriais paulistas no certame que o CIESP promove anualmente, foi eleito presidente de Honra das Convenções dos Industriais do Estado de São Paulo.
 
Faleceu em 1º de Fevereiro de 1970.
 
 
 
Condecorações

O Sr. Antônio Devisate foi distinguido com várias medalhas e condecorações nacionais e internacionais, sendo, entre outras, as seguintes:

- Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio – "Menção Honrosa", Federação e Centro das indústrias do Estado de São Paulo (Manufatura Brasileira) "Honra ao Mérito", Organização Cultural Artística "Prata da Casa" (Indústria de Calçados) "Honra ao Mérito";

- "Cadeal Arcebispo de São Paulo"(Obras da Nova Catedral);

- Membro Efetivo do Conselho Geral da Associação Latino Americana da Sociologia "Medalha de Honra";

- Centro da Indústrias do Estado de São Paulo "Sócio Benemérito" Federação dos Círculos Operários do Estado de São Paulo, "Sócio Colaborador";

- Confederação Nacional da Indústria, "Medalha Conde Francisco Matarazzo";

- Ministério da Educação e Cultura, "Menção Honrosa";

- Sociedade Beneficente 25 de julho "Benfeitor da Biblioteca";

- Presidente da República, "Medalha de Mérito Santos Dumont";

- Campanha de Torres de São Paulo, "Grande Patrono";

- Governo do Estado de São Paulo "Medalha Tobias de Aguiar";

- Instituto Brasil Onduras "Cruz de D. João Lindo";

- Conjunto Vocacional da Aviação, "Diploma de 1ºConselheiro fundador da Instituição";

- Instituto Internacional Della Legion Dhonore del Comercio dell Artegibatto e Della Picolla Indústria (Itália), "Membro da Honra do Conselho Presidencial" Comenda dell Santo Sepulcro (Vaticano);

- Confederação Nacional da Indústria – Conferência Nacional de Investimentos, realizado em Araxá e Brasília (Medalha);

- Universidade Internacional Latino Americana (Itália), Diploma;

- Governo da Itália, "Honra ao Mérito da República Italiana";

- Medalha do Brasil,Mérito Naval; Sociedade Geográfica Brasileira "Medalha General Rondon";

- Governo Brasileiro, "Medalha comemorativa da 1º Caravana de Integração Nacional";

- Escola Superior de Guerra, "Diploma Honoris Causa" do Curso Superior de Guerra;

- Câmara Municipal de São Paulo, Título honorário de "Cidadão Emérito da Cidade de São Paulo";

- Comenta do "mérito militar" com grau de comendador, outorgada pelo governo brasileiro.