VIVÊNCIA PROFISSIONAL – INFORMAÇÕES

O que é Vivência Profissional?

Os cursos técnicos em Eletroeletrônica e Eletromecânica não preveem estágio supervisionado obrigatório, porém os alunos desses cursos poderão realizar estágio por meio da Vivência Profissional.

A Vivência Profissional é um curso de Aperfeiçoamento Profissional, desenvolvido com o objetivo de facilitar a inserção no mercado de trabalho, de alunos e egressos dos cursos técnicos, que não possuam experiência profissional prévia.

Ele foi estruturado em duas unidades curriculares, a serem desenvolvidas de forma concomitante.

1) Em EAD – SENAI-SP – Fundamentação teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional (FTIPP). Esta unidade curricular possui um total de 80 horas é ministrada à distância .

2) Prática Profissional – Estágio. Esta unidade curricular pode ser realizada concomitante a fase escolar  e a fase teórica (EAD) ou após o término da fase escolar. A carga horária mínima para a unidade curricular da Prática Profissional é de 400 horas e a máxima de 1500 horas.

A unidade curricular Prática Profissional, que corresponde ao estágio, será desenvolvida na empresa concedente. Nela, os alunos irão desenvolver as capacidades técnicas e de gestão abordadas no plano de curso do curso técnico ao qual a vivência profissional está vinculada.

Quais as condições para matrícula?

Após o processo seletivo na empresa, o aluno procura a escola para que seja firmado um Termo de Compromisso de Estágio entre ele, a escola e a empresa, desde que ela tenha condições de desenvolver as atividades correlatas ao curso técnico vinculado, planejadas para a Unidade Curricular Prática Profissional.

Uma vez firmado esse Termo de Compromisso de Estágio, o aluno será matriculado no curso de Vivência profissional e poderá iniciar a unidade curricular Prática Profissional.

Já a unidade curricular Fundamentação Teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional será iniciada quando o núcleo de educação à distância do SENAI – SP ofertar alguma turma.

O regulamento, avaliação e acompanhamento do estágio segue a regulamentação da Lei Federal 11.788-08.

Para a conclusão do curso de Vivência Profissional é obrigatório a realização completa das unidades curriculares com aproveitamento superior ou igual a 50.

Não são permitidas duas matrículas para o curso de Vivência Profissional na mesma área, exceto se uma delas estiver cancelada.

Para mais informações, consulte:

Jeremias Martins Alves - Coordenador Pedagógico

jmalves@sp.senai.br

Ruth Carvalho -  Orientadora Educacional

ruth.silva@sp.senai.br

Telefone (17) 2138 9666